sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Osteoartrose do Quadril



Mulheres chamo agora atenção de vocês para um problema que esta acontecendo com a minha mãe..'ela tem apenas 52 anos e esta com: " Osteoartrose do Quadril " precoce..não é uma doença rara porém não costuma chegar nesta idade!
Eu peço por favor que leiam este artigo atentamente e procurem seus médicos(as)..e informem a quem puderem, caso a pessoa que vocês conheçam estejam sentido estes sintomas ou estejam nesta situação!

Desde já agradeço..bjs

Osteoartrose do Quadril

Assim como outras articulações que carregam o seu peso, seus quadris podem estar em risco de desenvolver artrose ou “desgaste” (osteoartrose), que é a forma mais comum desta doença. Os ossos do quadril são revestidos por um tecido muito liso e macio, a cartilagem articular. Esta está nas extremidades de seus ossos, que ajuda a sua articulação do quadril a deslizar, e pode desgastar.


Causas

Cerca de 10 milhões de norte americanos relataram terem sido diagnosticados com osteoartrose (ainda temos poucos dados brasileiros). Se há um histórico familiar da doença, o paciente torna-se mais suscetível. Outros fatores de risco incluem idade avançada, obesidade e alguma lesão que force a cartilagem do quadril. O desenvolvimento de osteoartrose pode igualmente aparecer em pacientes fora dos fatores de risco. Consulte um médico o mais breve possível para diagnosticar a possível osteoartrose.

Sintomas

O primeiro sinal pode ser um pouco de desconforto e rigidez na virilha, nádega, coxa ou quando você acordar pela manhã. As dores podem ser mais fortes quando o paciente estiver em movimento e devem melhorar quando em descanso. Se o paciente não receber tratamento para osteoartrose do quadril, a sua condição ficará pior e até em descanso não haverá alívio da dor. A articulação do quadril ficará dura e inflamada. Osteófitos podem formar-se nas arestas da articulação, popularmente chamados de “bico-de-papagaio”. Quando a cartilagem se desgasta completamente, os ossos esfregam-se diretamente uns aos outros, causando muita dor durante o movimento. A capacidade de girar, flexionar ou estender o quadril poderá ser perdida. Caso o paciente torne-se menos ativo, a fim de evitar as dores nos músculos que controlam sua articulação, há a possibilidade do paciente começar a mancar.

Diagnóstico

O médico irá determinar qual o progresso e estágio da doença. É importante o paciente informar os seus sintomas e o tempo de aparecimento. Para examinar a dor, o médico poderá girar, flexionar e estender os quadris. O caminhar e o apoio do paciente em apenas uma perna também serão analisados pelo médico para verificar o alinhamento do quadril. Um raio x de ambos os quadris será realizado para verificar se o espaço da articulação foi alterado, se osteófitos foram desenvolvidos ou outras anormalidades.

Tratamento

Enquanto não é possível reverter os efeitos da osteoartrose, o tratamento não cirúrgico precoce pode ajudar a evitar a dor, a incapacidade e a lenta progressão da doença. A cirurgia poderá ajudar se a condição já estiver em grave processo.

Tratamento não cirúrgico

Se o paciente estiver em fases iniciais da osteoartrose do quadril, o primeiro tratamento pode ser:

- Descanso do quadril por excesso de uso;
- Seguimento de um programa de fisioterapia de exercícios suaves e regulares. Natação, hidroginástica e ciclismo são exercícios recomendados para manter o funcionamento articular, melhorar a força e a amplitude do movimento;
- Uso de anti-inflamatórios não esteróides para alívio da dor, como o Ibuprofeno;
- Dormir o suficiente durante a noite;
- Perda de peso, se necessário;
- Conforme o progresso da doença, o uso de bengala.

Tratamento Cirúrgico

Se o paciente estiver em fase avançada da osteoartrose, a articulação do quadril doerá no descanso noturno e/ou o quadril estará severamente deformado. Nesses casos o médico poderá recomendar uma cirurgia de substituição total do quadril (artroplastia). Você vai ter uma bola de duas peças de substituição de encaixe para o seu quadril. Isso vai curar a dor e melhorar a capacidade de andar. Após a cirurgia, o uso de muletas ou andador será necessário. A reabilitação é importante para restaurar a flexibilidade no quadril e trabalhar os músculos para voltarem as suas formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário